Mia Lagune (queenofbabble) wrote in movieaddicted,
Mia Lagune
queenofbabble
movieaddicted

  • Location:
  • Mood:
  • Music:

151: RENT - Os Boêmios.


O musical de Jonathan Larson ganhou prestigio e diversas encenações ao redor do mundo. A história de RENT, gira ao redor de uma estrutura decadente, cheia de desilusões amorosas, doença e perdas, tudo isso ao ritmo de canções engenhosas e cativantes.
Não há como não apreciar essa obra incrível que retrata a vida de oito personagens e suas vidas boêmias.
Graças à Chris Columbus (que vez ou outra tem alguma idéia genial, vide Os Goonies), a obra foi adaptada para o cinema e está eternizada para todos os fãs do gênero.


Free Image Hosting at www.ImageShack.usChris Columbus fez minha infância mais feliz. Se ele não tivesse escrito Os Goonies ou dirigido o clássico Esqueceram de Mim, acredito que minhas tardes seriam mais tristes. Ele esteve presente no início da minha adolescência com Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, porém, não se pode comparar o brilhantismo dos outros filmes citados com essas adaptações do livro do bruxo mais famoso do mundo.
Por fim, cá está Chris Columbus com outro filme para marcar uma nova fase da minha vida: Rent – Os Boêmios.

Não existe maneira mais fácil de falar sobre temas difíceis do que a música. A música é uma linguagem universal e ela atinge desde o culto até mesmo o mais ignorante. E com essa premissa de que a música nos unirá, me entrego à adaptação cinematográfica de RENT.
É o final dos anos 80, a heroína e a AIDS se espalham como uma praga. Oito personagens, distintos em seus ideais, confrontam os perigos do dia-a-dia, unidos por um amor único que não se pode expressar em palavras (porém, completamente cabível em canções).

Mark é um documentarista que sonha em terminar seu primeiro filme e ao mesmo tempo arranjar dinheiro para pagar o aluguel do apartamento que divide com Roger, um músico com HIV que luta para finalizar uma canção. Mimi é a vizinha, dançarina exótica e viciada em heroína, que acaba se interessando romanticamente por Roger.
Também há Collins, homossexual com HIV, que acaba apaixonando-se pela drag queen Angel (também portadora de HIV). Também há Maureen, a ex-namorada de Mark que recentemente o dispensou para ficar com a advogada Joanne. E no papel antagônico está Benny, que um dia já teve tantos sonhos ou anseios quanto os outros personagens, porém, foi corrompido pelo dinheiro.

Nunca me senti tão leve e consciente ao assistir um filme. Talvez você não se identifique com Mimi, Mark, Collins, Angel, Maureen, Joanne, Roger ou Benny e com suas histórias de vida. Porém, não há como não se emocionar com as canções e mesmo que por um instante, sentir-se parte da situação.

É uma pena que o filme não tenha tido tanto destaque no Brasil, pois, é uma produção fantástica, com ótimos atores (que se revelaram cantores excepcionais) e uma história que vale a pena ser repetida e recontada diversas vezes.

Creio que todos aqueles que já tiveram que ultrapassar uma barreira ou enfrentar o preconceito, irá adorar RENT – Os Boêmios!

ELENCO
Rosario Dawson (Mimi Marquez)
Taye Diggs (Benjamin Coffin III)
Adam Pascal (Roger Davis)
Anthony Rapp (Mark Cohen)
Jesse L. Martin (Tom Collins)
Tracie Thoms (Joanne Jefferson)
Idina Menzel (Maureen Johnson)
Wilson Jermaine Heredia (Angel Dumott Schunard)

Direção: Chris Columbus.
País: E.U.A
Ano de Lançamento: 2005.

TRAILER

  • Post a new comment

    Error

    default userpic
  • 4 comments